quarta-feira, 7 de março de 2012

Agapornis Roseicollis


Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Familia: Psittacidae
Género: Agapornis
Espécie: A. roseicollis
Comprimento: 15 a 17 cm
Peso: 52 g (fêmea) e 46 g (macho)
Longevidade: 10 a 15 anos
Origem : África (Namíbia e sudoeste de Angola).

Características
: face em tom salmão-rosado, região da rabadilha azul e o resto do corpo de cor verde. Bico em tom marfim-claro. Os filhotes têm uma mancha preta no bico e não
apresentam coloração na testa, como os adultos. Nesta subespécie existem
hoje 14 mutações fixadas e definidas.

Dimorfismo
sexual: não há diferença aparente, os machos e as fêmeas têm a mesma cor.

Habitat
natural : locais secos e áridos, estepes e savanas das terras baixas, até uma altitude de 1600 m, e também regiões montanhosas. Procuram lugares com água nas proximidades.

Modo
de vida: normalmente em colônias. Acasalam de janeiro a março (a estação das chuvas). Além de seus próprios ninhos, também aproveitam ninhos abandonados por outros pássaros. As fêmeas levam o material de construção dos ninhos nas penas do dorso e da rabadilha. O ninho pode ser perfeito, tapado e coberto, como os dos personatas, ou simplesmente apenas o chão forrado, quando escasseia o material para a sua confecção.

Alimentação
: adoram searas, mistura para periquitos, fruta, cenoura, espinafre, agrião e papa de criação.

Comportamento
: sociáveis entre si, mas com um pouco de agressividade para com outros pássaros. Entre todas as espécies de agapórnis, os roseicollis são os que melhor se adaptam.

Reprodução
: muito fácil. Em viveiros ou em gaiolas. A postura é de 4 ou 5 ovos. Incubação : 22 dias. As crias saem dos ovos com um peso de 3g e começam a voar ao fim de 40 dias. São um pouco mais claras, e a ponta do bico é negra. A cor definitiva da plumagem aparece por
volta dos 6 meses.

Mutações
: amarelo, azul, azul-pastel, lutino, creme, verde-escuro, multicolor, e muitas outras com face rosada, face branca, face laranja, etc. Uma das mutações mais bonitas são os golden cherries de cor amarela-viva, com a sua face vermelha e a rabadilha azul. Desde 1950 que se conhecem estas mutações de cores.

Particularidades
: a fêmea é maior que o macho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores