terça-feira, 6 de março de 2012

Diamante Gould


DISTRIBUIÇÃO: Austrália setentrional

DIMENSÕES: Aproximadamente 13 a 14 centímetro.

DISTINÇÃO ENTRE OS SEXOS:
As fêmeas podem ser reconhecidas pela sua plumagem com uma cor menos brilhante e, durante a época de gestação, os seus bicos adquirem uma cor cinzenta-escura. A faixa azul na parte anterior da cabeça, por vezes, não se manifesta nas fêmeas, ou tem uma tonalidade mais pálida.

CARACTERISTICAS SOCIAIS:
Os diamantes gold são aves pacificas e gregárias que gostam de companhia. Na natureza selvagem, vivem em grandes bandos. Os machos não lutam entre si e, mesmo durante a época de gestação, o grupo vive harmoniosamente em conjunto. Estas aves devem ser mantidas em grupos, em vez de em casal ou mesmo individualmente, Se pretende criar estas aves, é aconselhável ter mais machos do que fêmeas, de modo a permitir que estas possam escolher um parceiro.

ALOJAMENTO ADEQUADO:
Os diamantes gold vivem melhores num viveiro em recinto fechado ou ar livre. No entanto podem ser mantidos em gaiolas (de criação) embora um espaço restrito não os estimule ao movimento, o que dá origem a engorda das aves. Estes tentilhões australianos são autênticos amantes do sol e este fato deve ser tomado em consideração se as aves forem criadas em recinto fechado. Apreciam os espaços verdes, mas estes não são estritamente necessários.

TEMPERATURA AMBIENTE:
Estas aves eram, e por vezes ainda não são, considerada muito ávidas de calor, razão pela qual eram (e ainda são) mantidas em espaços permanentemente aquecidos por meios artificiais. No entanto, muitas destas aves, acostumaram-se, entretanto, a um clima temperado. Hoje em dia, muitos amantes de aves mantêm especificamente estas aves em viveiros ao ar livre dotados de um abrigo noturno com um bom isolamento para o inverno. Se pretende adquirir um diamante gold para o criação num viveiro ao ar livre, você deverá adquirir de um criador que tenha criado estas aves num viveiro com as mesmas características. A temperatura ideal para estas aves é de 15 a 25 graus.

ALIMENTAÇÃO:
Os diamantes gold alimentam-se de uma mistura de sementes feita para aves tropicais que contenha diferentes tipos de milho painço. Também apreciam pequenos insetos de vez em quando. Ocasionalmente, também podem ingerir pequenos quantidades de alimento à base de ovos. Além disso, estas aves apreciam semente de ervas frescas e milho painço italiano. É conveniente que disponham de areia em quantidades suficientes, para que as aves possam satisfazer as suas necessidades digestivas.

ACTIVIDADES:
Os diamantes gold são aves muito calmas e podem tornar-se muito familiarizadas com o seu criador, se forem abordadas com calma.

CRIAÇÃO:
Estas aves gozavam de uma reputação de criação difícil, em parte porque as fêmeas costumavam abandonar a ninhada prematuramente. No entanto como muitos criadores desejavam obter descendência destas aves. Utilizavam freqüentemente manon para chocar os ovos e cuidar das crias. De um modo geral, isto produz bons resultados, sendo entanto preferível que sejam os próprios progenitores a fazê-lo. Os diamantes gold criados pelos os próprios pais, em vez de pais adotivos, são designados como gerados naturalmente. Para se obter uma gestação natural bem sucedida, é importante que as fêmeas tenham liberdades para escolher seus parceiros. Se for deixada às fêmeas a escolha do parceiro, serão maiores as hipóteses de esta cuidar bem da ninhada e das crias. O ninho é construído numa caixa de ninho semi-aberta a partir de diversos materiais. Entre os materiais adequados, figuram a corda cozida e desfiada, ou musgo, feno, corda de sinal e fibra de coco. Normalmente, a postura é de quatro a oito ovos. A plumagem surge aos poucos mais só adquirem a plumagem definitiva após três ou quatro meses, embora seja freqüente demorar mais tempo. Um bom casal de criação pode tornar-se muito ligado entre si; neste caso, é recomendável não o separar.

MUTAÇÕES:
Têm sido criadas muitas variedades diferentes. As mais conhecidas são as que tem o peito branco ou lilás. Já menos divulgados são os diamantes gold com tonalidades pastel claras ou extremamente claras, bem como as aves castanhas predominantemente amarelas ou azuis e totalmente brancas.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
Existem diversas cores de diamantes gold que não resultam de criação, mas que também possam ser encontradas na natureza selvagem. O diamantes gold de cabeça vermelha são a variedade mais conhecida entre os aficionados mas na verdade, encontram-se em maior número aves de cabeça preta, nas regiões em que habitam. O diamante gold com a cabeça laranja é muito mais raro na natureza selvagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores